top of page
Buscar
  • Sistema do Perito

Fique por dentro dos relatórios financeiros que você deve acompanhar



O relatório financeiro é um documento que ajuda o empresário a ter acesso a informações essenciais para o crescimento do seu negócio. Ele traz, por exemplo, dados sobre entrada e saída de dinheiro, além de dados que podem trazer a oportunidade de realizar uma projeção sobre as receitas futuras e gastos previstos. Além de orientar sobre os resultados financeiros alcançados, tais relatórios permitem uma avaliação de desempenho. Por meio deles, fica mais fácil para o gestor estipular metas e focar em estratégias plausíveis e que possibilitem o crescimento do negócio. Desenvolvemos este artigo com o objetivo de apresentar ao leitor os principais relatórios financeiros utilizados na gestão empresarial, suas características e de que forma eles contribuem para o processo de tomada de decisões dentro de uma empresa. Acompanhe!

Planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é um documento que costuma ser elaborado pelos gestores semestralmente e permite fazer uma comparação de resultados entre esses períodos. Com a coleta de dados oriunda dos planejamento orçamentário, o empresário tem condições de planejar o orçamento disponível para gastos, bem como os seus investimentos futuros.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos relatórios mais conhecidos pelos empresários, sendo amplamente utilizado tanto em grandes organizações como em pequenos negócios. O documento tem a função de trazer todas as informações sobre as entradas e saídas de dinheiro que ocorrem no caixa da empresa. Esses dados ajudam a organizar os recursos, garantindo o cumprimento das obrigações e auxiliando no planejamento de investimentos e compras. Ele também ajuda a evitar desperdícios financeiros e organizar prazos para pagamentos, além de facilitar o controle do capital de giro.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é um documento que traz informações mais técnicas sobre as finanças, englobando em um único relatório dados sobre o ativo e o passivo contabilmente escriturados. Por meio dessas informações, é possível obter o patrimônio líquido da empresa — sendo ele que permite identificar a saúde financeira e patrimonial da organização. Dentro do balanço, o grupo de ativos engloba tanto as disponibilidades financeiras em caixa, como em contas bancárias e recebíveis a curto, médio e longo prazo. Também abrange os bens móveis, imóveis e intangíveis. Por outro lado, no grupo de passivo, estão as contas a pagar e as demais obrigações financeiras da empresa.

Demonstração de Resultados do Exercício – DRE

A Demonstração de Resultados do Exercício é um documento que deve ser feito mensalmente e mostra quais são as receitas, despesas e resultados no período apurado. O DRE é importante pois ajuda a entender como encontrar um ponto de equilíbrio no negócio, melhorando o entendimento acerca das metas que precisam ser traçadas e dos pontos que devem ser melhorados para atingir os lucros esperados.

Relatório de contas a pagar e a receber

Por fim, um relatório muito importante é o de contas a pagar e a receber. Ele traz todos os dados sobre contas da empresa, permitindo que o empresário tenha um panorama completo sobre o que deve ser pago em um determinado período, bem como os valores que estão previstos para entrar no caixa. Ter acesso a esses dados ajuda no planejamento financeiro e na organização das metas. Para elaborar um bom relatório financeiro é imprescindível entender sobre o tema, buscando informações e compreendendo os requisitos essenciais de cada documento. Para quem não possui muito conhecimento acerca do tema, é interessante buscar ferramentas que ajudem nesse processo — como softwares especializados, que tragam ferramentas de emissão desse tipo de relatório. Você tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar sua experiência com relatórios financeiros? Compartilhe conosco sua opinião, deixe um comentário neste post!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page