top of page
Buscar
  • Sistema do Perito

Entenda a importância do perito grafotécnico e documentoscopista!



Certamente, em alguma situação, você já ouviu que uma ajuda profissional foi solicitada para que a veracidade de um documento fosse reconhecida, ou que a assinatura de alguém fosse investigada para ser atribuída ao seu titular. Esses profissionais, de função tão essencial à sociedade, são, respectivamente, o documentoscopista e o perito grafotécnico. Essa análise de documentos e assinaturas é uma verdadeira ciência, que requer muitos estudos e especializações dos profissionais. Ela sempre levará a resultados conclusivos e auxiliará, de maneira determinante, nas soluções de casos judiciais e extrajudiciais. Tais perícias podem ser requeridas em sede de inquéritos policiais, processos judiciais e, até mesmo, por uma pessoa física fora de órgãos oficiais. Ficou interessado em saber um pouco mais sobre a perícia grafotécnica e a documentoscopia, a importância dessas profissões e as oportunidades de atuação na área? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira.

O que faz um perito grafotécnico?

Uma das fraudes mais antigas e constantes em documentos, oficiais (ou não) é a famosa assinatura falsa ou preenchimento manuscrito de informações inverídicas. Essa atitude, a depender do caso concreto, poderá ser tipificada como crime de falsidade ideológica, artigo 299 do Código Penal. Para a apuração desse delito ou de casos suspeitos, será preciso contar com a ajuda de um perito grafotécnico. Esse profissional será capaz de determinar se a assinatura ou o conteúdo do documento é legítimo e sua autoria. Portanto, a perícia grafotécnica, como dissemos, é uma verdadeira ciência que se dedica à verificação da autenticidade de textos escritos à mão ou assinaturas, determinando sua autoria. Esse tipo de função exige um nível muito elevado de conhecimento e capacidade técnica, pois os métodos de burlar a lei por meio de assinaturas falsas se diversificam a cada dia.

De que modo atua o documentoscopista?

A documentoscopia é uma área da perícia muito ligada à perícia grafotécnica. Esse profissional, que também é perito, será capaz de analisar a autenticidade dos documentos a ele apresentados e elucidar alguma fraude existente. Tal qual a utilização de assinaturas falsas, falsificar documentos também é crime contra a fé pública e é disciplinado no Código Penal pelos crimes de falsidade material. Outro detalhe é que a pena variará se a farsa for realizada em documento público ou particular, mas ambas sujeitam-se à pena de reclusão.

Como a perícia grafotécnica e a documentoscopia podem ser usadas em processos judiciais?

O trabalho do perito grafotécnico e do documentoscopista são essenciais em processos judiciais. O que mais existe em questões cíveis e criminais são discussões sobre a assinatura de documentos e sua autenticidade para dar ensejo ou não a uma obrigação de fazer. Esses profissionais da perícia serão convocados para atuar e desvendarão o mistério, atestando se a assinatura pertence a quem é de direito e se o documento questionado é autêntico e deve ser levado em consideração. Desse modo, o juiz tem a segurança de proferir sua decisão de acordo com a opinião de um profissional com expertise para tanto.

Como está o mercado e quais os benefícios dessas carreiras?

Para as carreiras de perito grafotécnico e documentoscopista o mercado de trabalho proporciona ótimas oportunidades de emprego. Há uma grande diversidade de áreas em que se pode atuar, no âmbito particular, em sede de inquéritos policiais, durante processos cíveis ou criminais, entre outros. Ressaltamos, ainda, que realizando a especialização nas áreas de perícia grafotécnica você entra para um ramo de pouca concorrência, onde poderá prestar serviços de forma eficiente e conseguir uma excelente remuneração. Também será sempre convocado a atuar em processos judiciais, por empresas privadas etc. Para otimizar seus serviços de perito grafotécnico ou documentoscopista conte com o auxílio de uma empresa especializada na área, que poderá ajudar com o fornecimento de softwares que potencializarão a sua atuação. Além disso, essa empresa pode ser sua parceira desde a nomeação até o recebimento dos seus honorários. Pergunte a outros colegas as experiências deles faça a escolha correta. Gostou de saber mais sobre a perícia grafotécnica? Então, siga as nossas redes sociais e fique atento a conteúdos tão relevantes quanto este. Estamos no Facebook e no YouTube.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page